ZEPELIM,
OUTRA ESTATIZAÇÃO MAL SUCEDIDA
Por
Aluizio Gomes
O
dirigível zepelim foi criado pelo alemão Ferdinand Adolf Heinrich August graf
von Zeppelin nos anos 90 do século XIX, e fez seu primeiro voo no dia 2 de
Julho de 1900.
Foi
primeiramente usado como uma aeronave comercial, mas com a eclosão da I Guerra
Mundial, foi usado como bombardeiro.
Finda
a guerra, a Alemanha, pelo tratado de Versalhes, ficou proibida de construir
grandes aeronaves. Como exceção, foi construído um zepelim para os americanos.
Em 1926 as sanções foram levantadas, e na década de 30 ocorreu o apogeu do
zepelim, que começou a fazer viagens transatlânticas para o Brasil e os
Estados Unidos. Em 1937 um zepelim incendiou nos Estados Unidos, encerrando em definitivo os voos.
Vale
lembrar que o conde Zeppelin havia falecido em 1917, tendo sido substituído por
Hugo Eckener. Com a ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933, começaram as
intrigas políticas, devido ao fato de Eckener se recusar a colaborar com os
nazistas. Terminou Hitler estatizando a empresa, escanteando Eckener, que foi
substituído por simpatizantes do novo regime.
Com
o aparelhamento da empresa, normas de segurança foram desprezadas,
enfatizando-se mais o desempenho, como forma de mostrar ao mundo o poder tecnológico
germânico.
No
tempo de Eckener, segurança era a prioridade, agora a prioridade era ideologia
e propaganda.
Qualquer
semelhança com o que acontece hoje no Brasil, com a Petrobrás, não é mera
coincidência, é o que sempre acontece com estatais a serviço de interesses
políticos e ideológicos. No tempo de Eckener nunca houve nenhum acidente,
nenhum passageiro tinha sido ferido.
Depois
da I Grande Guerra, os aviões a hélice foram continuamente aperfeiçoados, melhorando
tanto desempenho como raio de alcance, o que causou a obsolescência da cria do
conde Zeppelin.
Referências:
Eckener, Hugo: Count Zeppelin. The Man and his Work. London: Massie Publishing Company, Ltd. 1938.
Eckener, Hugo: My Zeppelins. London: Putnam 1958.
ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NO JORNAL DO COMMERCIO DE 07/10/2015
Referências:
Eckener, Hugo: Count Zeppelin. The Man and his Work. London: Massie Publishing Company, Ltd. 1938.
Eckener, Hugo: My Zeppelins. London: Putnam 1958.
ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NO JORNAL DO COMMERCIO DE 07/10/2015
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