quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DEU ZEBRA

OS MANÉS DO RUST BELT

Aluizio Gomes

  1.  ESTATÍSTICA
Primeiro, vamos aos números:
ESTADOS UNIDOS
Área: 9,8 milhões de km2.
População: 324 milhões
Eleitores: 231 milhões
Votaram no dia 8 de Novembro: 131,7 milhões
Abstenção: 43,1%
PIB: 18,5 Trilhões de dólares.
Renda per capita: 57.220 dólares.

2.QUEM VOTOU EM QUEM.
Examinando-se o mapa eleitoral do país, condado por condado, observa-se que Hillary ganhou maciçamente nos grandes centros urbanos e perdeu feio nas áreas rurais.
Ganhou no voto popular, mas perdeu no voto do colégio eleitoral.
Por outro lado, é um padrão político estabelecido, que muitos estados votam sempre nos republicanos (“red states”) , enquanto outros estados votam nos democratas (“blue states”). Neste padrão é clara a distinção de estados mais urbanizados e outros mais rurais.
O bicho pega quando há uma terceira categoria: os chamados “swing states”, que ora viram para um lado e ora viram para o outro.
Mas um “blue state” votar em Trump, isto sim, foi uma surpresa, e foram estes que viraram o jogo.
Então precisamos saber o que aconteceu naquele pedação do país, conhecido como “Rust Belt”, e que possui grandes jazidas de carvão.
Os estados de Wisconsin e Pensilvânia, cotados como blue states, e que, juntos possuem no total de 30 votos eleitorais, levaram seus votos para Trump.
Não vou repetir aqui o que falei no artigo anterior, sobre distopia, mas, para continuar, Trump prometeu aos metalúrgicos e mineiros desempregados, que iria reabrir as fábricas de automóveis e também as minas de carvão.
Isto vai contra todas as tendências mundiais, tanto de globalização como de meio ambiente. Isto é, acabou aquela era de prosperidade no Rust Belt, devido aos acordos comerciais, e devido aos novos controles de emissão de carbono na atmosfera.
Os perdedores sonham em voltar o tempo, e Trump, enganou-os, caso típico de estelionato eleitoral.
Nós já vimos este filme antes, aqui mesmo no Brasil.
Mas, os manés do Rust Belt pensam ser possível extrair carvão, poluente e antieconômico, e construir automóvel com metalúrgico ganhando 30 dólares por hora.
Que racistas e supremacistas, brancos, louros, votem em Trump, entende-se, mas é coisa de mané mesmo acreditar nas lorotas econômicas de Trump.

Recife, 18 de Novembro de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário