sábado, 3 de março de 2012

OS SABOTADORES DO FUTURO


OS SABOTADORES DO FUTURO
1.INTRÓITO
Apesar de toda evolução de Homo sapiens, fico em dúvida se Homo é realmente sapiens.Homo passou três milhões de anos evoluindo do estágio comparado a um gorila, evoluiu para construir civilizações, mas hoje perguntamos: valeu a pena?O homem não se entende com seu semelhante, desenvolveu uma ciência materialista, cura uma doença e arruma mais três, e não sabe como preservar o meio ambiente.Aliás, sabe, mas não quer. Fabrica e vende os mais diversos venenos, ganhando muito dinheiro com isso: fumo, álcool, alimentos cancerígenos, polui o ar de forma irresponsável, e por fim coloca no ostracismo aqueles que discordam de tudo isso.Ficam famosos apenas os alienados, cúmplices e omissos. 
No extremo de toda essa loucura existe o marxismo, a pior criação do intelecto humano.Quando Jean Paul Sartre declarou:"Deus não existe, podemos fazer qualquer coisa", abriu as portas para todo tipo de sacanagem, desmoralizando a ética humana, cultuada desde a mais remota antiguidade.
Bom, este artigo não é genérico, mas específico. Poderia ser genérico, mas não tenho saco para escrever muito. Eu, pelo menos, não gosto de escritor prolixo.Vou me reportar apenas ao carro elétrico.
Quem são os sabotadores do futuro? Todos aqueles, que, por interesses pessoais, financeiros, corporativistas, se opõem tenazmente à inclusão de novas tecnologias que poderiam salvar o planeta de um colapso ambiental, genéricamente falando.Específicamente falando, no caso presente, o sabotador é a indústria do petróleo.
2.O PROBLEMA DO CARRO ELÉTRICO.
O portal www.slate.com  publicou uma matéria sobre o problema da exequibilidade da bateria automotiva para substituir a gasolina. Foi muito criticada por ter uma série de erros técnicos, mas teve a vantagem de levantar a discussão do problema.Começa nos informando que:
By Farhad Manjoo
Posted Tuesday, June 21, 2011, at 10:39 AM ET

Já nos anos 70, a EXXON contratou um engenheiro, de nome Michael Stanley Whittingham, para descobrir uma fonte de energia que pudesse substituir o petróleo.

Após experimentar algumas ligas metálicas, Stanley descobriu que o lítio tinha uma grande capacidade de armazenar energia.O engenheiro comunicou a descoberta a seus superiores, mas logo veio uma recessão, o preço do petróleo caiu, e perdeu-se a oportunidade de avançar no tema.O laboratório de Stanley foi então fechado.

Seth Fletcher, um editor senior de Popular Science, relembra em seu novo livro, "Bottled Lightning": Os cientistas vêm trabalhando em superbaterias, carros elétricos, e a Nova Economia do Lítio desde mesmo antes dos tempos de Thomas Edison, o qual era ele também um dos que pesquisaram o tema. Se nós tivéssemos hoje um combustível que se equiparasse ao custo  e desempenho dos combustíveis fósseis, não só teríamos carros mais limpos, mas também teríamos sido capazes de remodelar toda nossa infraestrutura.
O problema da energia eólica e solar é que sua geração é intermitente.Só quando venta ou faz sol é que há geração.Aí é que entra  a importancia da bateria.Nas horas ociosas, a bateria pode fornecer energia.Realisticamente falando, não se deve achar que a bateria ideal vá aparecer de uma hora para outra.Quando a ciência achar a solução para um equipamento viável economicamente, haverá alteração na geopolitica, o planeta ficará mais limpo e haverá um novo boom econômico.
Contra a tecnologia do carro elétrico conspira a indústria petrolífera.Reconheçamos que a gasolina é um combustível de primeira, não foi por acaso que ela prevaleceu. A gasolina tem uma excelente densidade enrgética.Isto quer dizer que, em relação a seu peso, a quantidade de energia é grande.Mesmo com todas as crises, continua abundante e barata. Para se ter uma idéia, hoje, a melhor bateria a lítio pode armazenar 0,2kwh por kilograma de massa. Já a gasolina armazena 13kwh por kilo.

Agora, o motor a gasolina apresenta uma enorme desvantagem, ele é altamente ineficiente.A maior parte da energia resultante da combustão interna transforma-se em calor e não em energia mecânica.Não é à toa que todo motor à gasolina, diesel, gás, ou álcool precisa ser refrigerado, senão funde.Por outro lado, existe a facilidade de reabastecer, é mais rápido.Para recarregar uma bateria, necessita horas.

No mundo todo continuam as pesquisas para desenvolver uma bateria eficiente, confiável e de custo acessível. Devido à má vontade política, pode ser que esses resultados cheguem tarde demais.

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