quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


DOPING
Por Aluizio Gomes
Muitos economistas ficaram embasbacados com o crescimento do PIB americano, no último trimestre.
A impressão que eu tenho é que a águia jogou dopada. Assim não vale. Tomou injeção na veia de um violento corte nos impostos, além de praticar juros de 1% ao ano.
Paul Krugman nos alerta que, para cada dólar de corte nos impostos, a águia pega dois emprestados na banca.O déficit vai para a estratosfera.Quem vai pagar esta conta? As gerações vindouras.Já vimos este filme antes, aqui mesmo em Pindorama, só que a memória do povo é fraquíssima.
Juscelino fez Brasília, e 50 anos em 5, também quebrando a banca, fazendo rodar as impressoras da Casa da Moeda feito doido, e queimando as reservas da Previdência Social. Pois bem, até hoje pagamos esta conta, via inflação, impostos e juros. A Previdência Social até hoje não se recuperou financeiramente.
Nos Estados Unidos existe o problema sério do "baby boom".Quando a geração pós-guerra começar a se aposentar, vai faltar dinheiro para pagar as pensões (link), porque Bush II torrou a poupança na Mesopotâmia numa guerra imbecil e fazendo contratos bilionários com a indústria bélica.Agora mesmo já falta dinheiro para serviços básicos, como escolas, coleta de lixo, pagamento de salários de funcionários municipais, como carteiros, bombeiros, etc. Então perguntamos, porque esta política de mais canhão e menos manteiga? Existe todo um raciocínio para justificar isto, porém é conversa fiada para enganar os trouxas de sempre.
Além de Paul Krugman, também Warren Buffet, o homem mais rico do mundo, depois de Bill Gates,  está preocupado com o tamanho do déficit dos Estados Unidos, e está tirando investimentos em dólar, e passando para investir em moedas asiáticas, e chega mesmo a falar em risco de crise cambial. Paradoxo: Lula está, no Brasil, aplicando rigor na responsabilidade fiscal, enquanto os detentores do poder em Washington estão praticando irresponsabilidade fiscal.Os norte-americanos têm a garantia de que seus débitos são em dólar, mas seus ativos também o são, diferente de outros países, mas mesmo assim, pode haver crack na Bolsa, ou seja, esta bolha estourar, como estourou a bolha "dot com".
Bush II é incapaz de escrever um discurso, seu "speech writer" é Karl Rove, um intelectual brilhante, um alquimista, que consegue transformar lama em diamante ( existe carbono na lama e no diamante). Mas, só discurso não adianta muito, em breve a coisa vai ficar tão feia, que vai dar até cadeia para esses figurões.
ANEXO 1
ANEXO 2

07/11/2003


  


(HOME PAGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário